sexta-feira, 1 de abril de 2011

SUPER BACTÉRIA, UM PERIGO INVISÍVEL

     Um homem morreu em Maceió por complicações provocadas por uma superbactéria. Uma jovem de 16 anos está internada pelo mesmo motivo. De acordo com o hospital, os dois pacientes teriam sido infectados pela superbactéria no hospital-geral do estado. A direção do hospital informou que vai fazer uma reunião na manhã desta sexta-feira (1) para tentar resolver o problema. A UTI neonatal continua parcialmente interditada por causa de uma outra infecção, descoberta em fevereiro, também provocada por uma bactéria de alta resistência. Mas você estudante de biologia sabe que bactéria é essa? Assista o vídeo  e saiba um pouco sobre ela.


O que é?

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC),  é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima, a bactéria se tornou resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções.

Sintomas e Contagio

Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Prevenção

Ao entrar no hospital, se acompanhante ou visitante de doentes, lave as mãos com água e sabão e, em seguida, passe álcool. Se tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente.

Como Tratar?

Entre os remédios ineficazes estão as carbapenemas, uma das principais opções no combate aos organismos unicelulares. Remédios como as polimixinas e tigeciclinas ainda são eficientes contra esses organismos, mas são usados somente em casos de emergência como infecções hospitalares. Lembrando, que você deve procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário