PRÁTICAS LABORATORIAIS


 Identificar proteínas nos alimentos.

1. MATERIAL

         4 conta-gotas, espátula de madeira, estante para tubos de ensaio,  4 tubos  de ensaio   enumerados  (1, 2 , 3, 4) , clara de  ovo crua e batida; maizena, leite , solução concentrada de hidróxido de sódio e solução de sulfato de cobre a 0,5% (reagentes) etiquetas.

2. PROCEDIMENTO

         Coloque 60 gotas de cada um dos dois reagentes nos tubos 1, 2 , 3, 4. Agite. No tubo    2 pingue  5 gotas de clara de ovo. No tubo 3 coloque 1 ponta de espátula de madeira       de      maizena e no tubo 4, 10 gotas de leite. Agite bem os tubos .

3. OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

         Após alguns segundos, observa-se no tubo 2 uma coloração lilás. No tubo 1,tudo continua  igual . É o controle e serve para indicar que realmente a mudança de cor só acontece    na presença de certas substâncias. A clara de ovo é formada por uma proteína, a   albumina. Essa proteína reage com o hidróxido de sódio e com o sulfato de cobre, produzindo a  cor  que se observa. Dependendo das quantidades de proteína e das outras substâncias  usada na reação , essa cor será acentuada (roxa em vez de lilás). Essa reação química conhecida como reação de biureto, é utilizada no reconhecimento de proteínas.

Identificar lipídios nos alimentos1. MATERIAL
  


         Vários alimentos, como  toucinho, margarina, arroz, chocolate, alface, etc., e pedaço de papel ofício.

2. PROCEDIMENTO

         Esfregue uma mostra de qualquer alimento em um pedaço de papel . Espere meia hora, deixando o papel ao sol ou próximo de uma lâmpada acesa, para secar.

3. OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

         Se houver gordura no alimento, aparecerá no papel uma mancha translúcida.

Identificar  a presença  de glicose nos alimentos
 
 

1. MATERIAL
        
         Rolinho de glicofita, pedacinhos  de frutas (banana, laranja, etc ) água açucarada e placa de Petri.

2. PROCEDIMENTO

         Coloque  na placa de Petri pedaços amassados  de cada uma das frutas. Em outra  coloque  um pouco de água  açucarada. Sobre cada  material, coloque  uma tirinha  de glicofita.  

3. OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

         Verifique em quais dos alimentos  a glicofita ficou verde. A mudança de cor demonstra a presença de glicose no alimento.  A glicofita em contato com a glicose torna-se verde. Na água açucarada a cor da glicose não se altera. Em contato  com as frutas, torna-se verde devido á glicose.



 Identificar  os alimentos  que contém  amido.

1. MATERIAL

         Placas de Petri, solução alcoolica de iodo, conta-gotas, quantidades pequenas  de  alimentos ; batata , clara de ovo cozido, arroz, frutas, etc.
        
2. PROCEDIMENTOS

         . Coloque  em cada placa de Petri um alimento. Pingue sobre cada um  deles 3 gotas de solução de iodo.
        

3. OBSERVAÇÃO  E INTERPRETAÇÃO

         Verifique  quais dos alimentos  apresentam coloração  azul arroxeado ou quase  preta. A cor  obtida dependerá  da concentração da solução de iodo. O mais provável  é que  o alimento  fique quase  preto. A mudança de cor  mostra  que ocorreu  uma reação    quimica  entre o amido e a solução de iodo. Com esse  teste pode-se comprovar  a presença  de amido  nos alimentos. Anote os nomes daqueles  que contem amido.