BIOREGIONAL


SOLDADINHO DO ARARIPE



Você já deve com certeza ter ouvido falar sobre o soldadinho do Araripe! Mas que pássaro é esse tão importante para o nosso ecossistema? Saiba um pouco mais sobre ele:
     Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), é uma ave passeriforme da família Pipridae. O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. A espécie está ameaçada de extinção.
     Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordestina do Brasil. Segundos os seus descobridores, o soldadinho-do-araripe somente é encontrado nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.
     O soldadinho-do-araripe mede aproximadamente 14,5 cm. Machos e fêmeas apresentam um forte dimorfismo sexual no que diz respeito a cor da plumagem. Os machos são predominantemente brancos, com penas pretas que se estendem das asas ao dorso e cabeça vermelha. As fêmeas são principalmente da cor verde oliva e apresentam um reduzido penacho verde na cabeça.
     A plumagem da cabeça em forma de elmo deu origem ao nome soldadinho.
     Em 2000, a população de soldadinhos era estimada em menos de 50 indivíduos, sendo que somente três machos e uma fêmea foram encontrados até essa data. Em 2003 as estimativas foram mais otimistas e a estimativa subiu para 250 indivíduos. Em 2004, essa estimativa foi mantida.

 

CAATINGA UM PATRIMÔNIO SÓ NOSSO, MAS DESCONHECIDO!

    
A caatinga é um ecossistema exclusiva do território brasileiro, ou seja, apenas no Brasil podemos encontrar um ecossistema com as características faunisticas e florísticas exibido pela caatinga. Com baixos índices pluvometricos, a caatinga é caracterizada por apresentar vegetais adaptados a longos períodos de seca, com sistema radicular bem desenvolvido, queda das folhas para diminuição de seu metabolismo e caules que armazenam água, assim são chamados de vegetais xerófilos, como exemplos posso citar os vegetais da família das cactáceas como o mandacaru.  Alguns outros vegetais também apresentam importância medicinal, sendo utilizados no preparo de chás como por exemplo a aroeira. A fauna é representada por pequenos anfíbios, répteis, aves e mamíferos que se distribuem sobre o território.
     Mas diante de tanta beleza a Caatinga sofre constante degradação ambiental através do extrativismo, cerca de 70% da caatinga já se encontra alterada pelo homem e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação. Nesse contexto a espécies endêmicas da fauna e flora estão ameaçadas de extinção, a intervenção humana no ecossistema causa reflexos sobre a o equilíbrio da fauna.