sexta-feira, 8 de abril de 2011

Alimentação em Unicelulares e Pluricelulares

Em oposição à difundida classificação da alimentação animal em herbívoros, carnívoros e onívoros, na atualidade costuma-se distinguir os consumidores em função dos seus métodos de obtenção de alimento: caçadores (=predadores), simbiontes, parasitos, pastadores, filtradores, comedores de sedimentos. Nesta classificação, portanto, não se considera os limites da posição sistemática da presa. Os filtradores, por exemplo, podem consumir bactérias, protoctistas, fungos, plantas e animais.

Analisando o passado evolutivo, os primeiros animais surgiram no pré-cambriano como caçadores, consumidores de bactérias, de protoctistas unicelulares ou coloniais (estes, provavelmente heterotróficos, pois encontravam-se no fundo marinho, fora do limite de penetração da luz). Com exceção da grande maioria das esponjas, que são filtradoras (conhece-se apenas uma espécie carnívora), a tomada de alimento por filtração e pastagem foram especializações tardias na evolução dos metazoários.

Deste modo a dieta dos animais recentes é dependente do seu passado evolutivo, em função das linhagens às quais pertenciam. Dificilmente um animal filtrador poderia adaptar-se rapidamente à caça e vice-versa, mas consumidores generalistas existem e mesmo mudanças no modo de alimentação de alguns animais podem ocorrer.

Nesta aula faremos a comparação de métodos de obtenção de alimento em seres vivos microscópicos um ciliado (unicelular) e rotíferos (pluricelulares), bem como em macroscópicos pluricelulares, usando actínias como modelo.

OBJETIVOS:

  • Relacionar os métodos de obtenção do alimento com a morfologia e o modo de vida dos organismos em estudo.
  • Comparar observações desta aula com obtenção de alimento e/ou digestão em esponjas e metazoários bilaterais.

MATERIAL DE ESTUDO:

  • Culturas de Paramecium e de rotíferos em tubos de ensaio
  • Actínias em água do mar arejada
  • Cortes histológicos de actínia previamente alimentada

MATERIAL DE APOIO:

microscópio
clara de ovo
lâminas e lamínulas
alimento p/ actínia
placas de Petri
leite em pó
pipetas Pasteur
papel alumínio ou de filtro
carmim em pó
lâminas de barbear
lápis e papel
papel toalha

bibliografia indicada
PROCEDIMENTO:

  1. Coloque uma gota da cultura de Paramecium sobre lâmina, adicione clara de ovo e uma quantidade infinitesimal de carmim em pó. Observe estruturas associadas à obtenção de alimento.
  2. Prepare outra lâmina do mesmo modo, adicionando leite em pó triturado com carmim em pó. Anote as observações.
  3. Prepare uma lâmina contendo rotíferos, adicione carmim em pó e observe as atividades e estruturas envolvidas na alimentação.
  4. Numa outra lâmina com rotíferos ofereça leite em pó triturado com carmim em pó e anote as observações.
  5. Coloque um fragmento de papel alumínio ou de papel de filtro sobre o disco oral e tentáculos da actínia e observe a reação.
  6. Corte pequenos fragmentos do alimento p/ actínia e leve aos tentáculos. Observe a reação.
  7. Coloque uma lamínula em contato com os tentáculos, deposite sobre lâmina uma gota de lugol e sobre esta gota, a face da lamínula com possíveis nematocistos.Observe ao microscópio.
  8. Observe os cortes histológicos feitos abaixo da faringe de uma actínia previamente alimentada ( peixe misturado com carmim) e verifique onde estão as partículas de alimento.

QUESTÕES:

1 - Sistematize suas observações, comparando Paramecium, rotíferos e actínias quanto aos seguintes aspectos:

  • seleção versus não seleção do tipo de alimento
  • método de obtenção
  • modo de vida (séssil, sedentário e livre)
  • nome e desenho esquemático das estruturas associadas à obtenção do alimento
  • tipo de simetria (do organismo e eventualmente das estruturas associadas à obtenção de alimentos).
  • tamanho do organismo versus tamanho relativo do "alimento"

2 - Relacione centralização do sistema nervoso com motilidade e modo de obtenção de alimento nos metazoários bilaterais.

3 - Quais os tipos de digestão existentes nos heterotróficos em geral? Associe tipos de digestão aos organismos estudados e às esponjas.

4 - Qual dos tipos de digestão acima relacionados seria mais antigo? Argumente.

5 - Onde ocorre a digestão nos Cnidários, quais as células envolvidas e funções das mesmas no processo digestivo?

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