terça-feira, 22 de março de 2011

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS

Os professores de Biologia do 2º ano sempre que estão no Reino Monera fala pra seus alunos sobre a resistência das bactérias aos antibióticos, os médicos e a televisão estão constantemente falando sobre esta prática que esta se tornando problema de saúde pública. Então venho postar aqui algumas perguntas sobre a resistência das bactérias aos antibióticos.

     1O que são antibióticos?
Os antibióticos são medicamentos que combatem infecções causadas por bactérias. A penicilina, primeiro antibiótico, foi descoberto por Alexander Fleming em 1927. Após as primeiras utilizações de antibióticos na década de 40, eles revolucionaram os tratamentos e reduziram as doenças e mortes por infecções. O termo "antibiótico" referia-se originalmente ao composto natural, produzido por fungos e outros microorganismo que matavam as bactérias, entretanto depois foram desenvolvidos compostos sintéticos para o mesmo objetivo. Embora os antibióticos possam ter muitos efeitos benéficos, seu uso criou um novo problema chamado resistência aos antibióticos

2. O que é resistência aos antibióticos?
A resistência aos antibióticos é a capacidade da bactéria resistir aos efeitos de um antibiótico. Isso ocorre quando a bactéria muda de alguma forma e reduz ou elimina a eficiência dos antibióticos elaborados para combatê-la. Então, a bactéria sobrevive e continua a se multiplicar, causando mais danos.

3. Por que devemos nos preocupar com a resistência aos antibióticos?
A resistência aos antibióticos já foi considerada um dos principais problemas da saúde em termos mundiais. Durante a última década quase todos os tipos de bactérias têm ficado mais resistentes ao tratamento com antibióticos quando ele realmente é necessário. Essas bactérias resistentes aos antibióticos podem se espalhar rapidamente entre membros da família, colegas de trabalho e de escola. A resistência aos antibióticos pode causar perigo significativo e sofrimento a crianças e adultos que têm infecções comuns, as quais antes eram facilmente tratadas com antibiótico. Se um micróbio for resistente a muitos remédios, tratar a sua infecção pode ficar mais difícil ou até impossível.

4. Por que as bactérias ficam resistentes aos antibióticos?
O uso de antibióticos promove o desenvolvimento de bactérias resistentes. Cada vez que uma pessoa toma antibiótico as bactérias sensíveis são mortas, porém as resistentes podem ser deixadas para crescer e multiplicar. O uso repetido e inapropriado de antibióticos é a principal causa do aumento de bactérias resistentes. Ainda que os antibióticos devam ser usados para tratar infecções por bactérias, eles não são eficientes contra vírus como os que causam gripe, a maioria das dores de garganta e resfriado. O uso indiscriminado de antióticos promove a alastramento de bactérias resistentes. Para controlar as bactérias resistentes o ponto chave é a utilização inteligente de antibióticos

5. Como podemos prevenir as infecções de bactérias resistentes aos antibióticos?
Deve-se usar antibióticos somente quando eles provavelmente serão benéficos. Não deve-se utilizar antibiótico para infecções virais como gripe ou resfriado. Use os antibióticos exatamente como o médico receitou e não pare o tratamento antes do tempo, uma vez que algumas bactérias podem ter sobrevivido. Além disso, nunca tome antibióticos sem orientação médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário