terça-feira, 22 de março de 2011

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS

Os professores de Biologia do 2º ano sempre que estão no Reino Monera fala pra seus alunos sobre a resistência das bactérias aos antibióticos, os médicos e a televisão estão constantemente falando sobre esta prática que esta se tornando problema de saúde pública. Então venho postar aqui algumas perguntas sobre a resistência das bactérias aos antibióticos.

     1O que são antibióticos?
Os antibióticos são medicamentos que combatem infecções causadas por bactérias. A penicilina, primeiro antibiótico, foi descoberto por Alexander Fleming em 1927. Após as primeiras utilizações de antibióticos na década de 40, eles revolucionaram os tratamentos e reduziram as doenças e mortes por infecções. O termo "antibiótico" referia-se originalmente ao composto natural, produzido por fungos e outros microorganismo que matavam as bactérias, entretanto depois foram desenvolvidos compostos sintéticos para o mesmo objetivo. Embora os antibióticos possam ter muitos efeitos benéficos, seu uso criou um novo problema chamado resistência aos antibióticos

2. O que é resistência aos antibióticos?
A resistência aos antibióticos é a capacidade da bactéria resistir aos efeitos de um antibiótico. Isso ocorre quando a bactéria muda de alguma forma e reduz ou elimina a eficiência dos antibióticos elaborados para combatê-la. Então, a bactéria sobrevive e continua a se multiplicar, causando mais danos.

3. Por que devemos nos preocupar com a resistência aos antibióticos?
A resistência aos antibióticos já foi considerada um dos principais problemas da saúde em termos mundiais. Durante a última década quase todos os tipos de bactérias têm ficado mais resistentes ao tratamento com antibióticos quando ele realmente é necessário. Essas bactérias resistentes aos antibióticos podem se espalhar rapidamente entre membros da família, colegas de trabalho e de escola. A resistência aos antibióticos pode causar perigo significativo e sofrimento a crianças e adultos que têm infecções comuns, as quais antes eram facilmente tratadas com antibiótico. Se um micróbio for resistente a muitos remédios, tratar a sua infecção pode ficar mais difícil ou até impossível.

4. Por que as bactérias ficam resistentes aos antibióticos?
O uso de antibióticos promove o desenvolvimento de bactérias resistentes. Cada vez que uma pessoa toma antibiótico as bactérias sensíveis são mortas, porém as resistentes podem ser deixadas para crescer e multiplicar. O uso repetido e inapropriado de antibióticos é a principal causa do aumento de bactérias resistentes. Ainda que os antibióticos devam ser usados para tratar infecções por bactérias, eles não são eficientes contra vírus como os que causam gripe, a maioria das dores de garganta e resfriado. O uso indiscriminado de antióticos promove a alastramento de bactérias resistentes. Para controlar as bactérias resistentes o ponto chave é a utilização inteligente de antibióticos

5. Como podemos prevenir as infecções de bactérias resistentes aos antibióticos?
Deve-se usar antibióticos somente quando eles provavelmente serão benéficos. Não deve-se utilizar antibiótico para infecções virais como gripe ou resfriado. Use os antibióticos exatamente como o médico receitou e não pare o tratamento antes do tempo, uma vez que algumas bactérias podem ter sobrevivido. Além disso, nunca tome antibióticos sem orientação médica.


ECOLOGICAMENTE CORRETO?

No dia 26 de março, às 20h30, será realizada a Hora do Planeta 2011. Em protesto ao aquecimento global, a ONG WWF convida pessoas de todo o mundo a participar desta manifestação, apagando as luzes de suas casas, durante uma hora. Esta é a terceira vez que o Brasil participa, oficialmente, da Hora do Planeta, que está em seu quarto ano consecutivo. O evento começou em Sydney, em 2007, e contou com a adesão de 2 milhões de pessoas. Em 2008, mais de 50 milhões apagaram suas luzes para participar da ação e, em 2009 e 2010, a Hora do Planeta atingiu mais de 1 bilhão de pessoas em milhares de cidades do mundo.

      O protesto parece até interessante do ponto de vista econômico, mas não se traduz uma inicativa da caráter ambiental. A solução para reduzir o aquecimento global vai muito além de uns simples segundos de lâmpadas apagadas. Atitudes como estas de apagar lâmpadas deveriam ser adotadas pelas grandes empresas que são as principais responsáveis pelos impactos ambientais presentes no globo, não estou insentando nenhum ser humano de culpa, pois todos nós somos um pouco responsáveis pela degradação ambiental, mas as questões ambientais deveriam ser vistas com uma ótica crítica para ser aplicada políticas voltadas a sensibilização da população para posterior conscientização a afim de formentar práticas sustentáveis que garantam a sobrevivência da humanidade.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Radiação nuclear x Saúde e meio ambiente

        O vazamento de grande quantidade de material radioativo tem graves efeitos na saúde pública e impactos no meio ambiente, alerta o radiobiólogo espanhol Eduard Rodríguez-Farré.
        No núcleo de um reator nuclear a partir da fissão do urânio, existem mais de 60 elementos radioativos, tanto com vida curta como vida longa, que se acumulam no organismo, por serem parecidos com nossos elementos biológicos.
       Entre eles, o iodo, o estrôncio 90 e o césio são alguns dos poluentes mais prejudiciais para a saúde humana, que aumentam o diagnóstico de todo tipo de câncer e diminuem a imunidade do organismo.
      A afecção do iodo é imediata, provoca mutações nos genes e aumenta o risco de câncer, especialmente de tireóide. O césio se deposita nos músculos, enquanto o estrôncio se acumula nos ossos, durante um período mínimo de 30 anos. As duas substâncias multiplicam a possibilidade de incidência de câncer de ossos, de músculos e tumores cerebrais, entre outras patologias.
     As radiações afetam também o sistema reprodutivo, com mais riscos às mulheres que nos homens. Os espermatozóides se regeneram totalmente a cada 90 dias, no entanto, os óvulos permanecem nos ovários e se um óvulo é alterado pela radiação e fecundado posteriormente, se produzirão más-formações no feto, inclusive anos depois.
     Como a principal via de contágio é a inalação, é recomendado ingerir pastilhas de iodo. A tireóide elimina o iodo restante e desta forma, quando acaba o iodo normal pode começar a eliminar o iodo radioativo inalado. Se o contato é através da pele, é possível evitar problemas de saúde lavando todo o corpo com detergente tanto o corpo, quanto cabelos e unhas.
     As doenças mais frequentes produzidos pelo excesso de radiação são o câncer, as alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea, assim como do aparelho reprodutor (como infertilidade e más-formações) e o enfraquecimento do sistema imunológico.

sexta-feira, 11 de março de 2011

SEJAM BEM-VINDOS

ESTE BLOG É UM INSTRUMENTO QUE APRESENTA EXERCÍCIOS E LINKS QUE IRÃO AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.